03mar 2015

A importância energia elétrica

O que você sente quando cai a luz? Até que ponto somos dependentes da energia elétrica?

banner9.png

Parece que a vida parou, se a energia elétrica caiu. Não é assim? Vivemos em um mundo conectado pela energia elétrica. Não é só para iluminar que a usamos. E estamos enfrentando uma grave crise de energia. Por isso precisamos fazer uso do consumo consciente. Aí vai algumas dicas:

- Desconectar da tomada os aparelhos, quando não em uso. Parece coisa chata. Mas é verdadeira. Aquela pequena luz que continua ligada, indicando que o nosso aparelho eletrônico está energizado gasta energia, e não é pouco. Os aparelhos ligados em stand-by (modo de espera) são ladrões silenciosos de energia. Segundo o Instituto Akatu, no caso de um aparelho de DVD, por exemplo, o gasto do aparelho ligado em stand-by pode ser maior que durante o seu uso. Todos os aparelhos em stand-by pode representar 12% do consumo de uma casa. A nossa ideia é utilizar um modo prático para estar controlando isso. Vamos usar um disjuntor individualizado para as tomadas que alimentam esses aparelhos, e ao sair de casa, desligamos. Ao voltar, ligamos. A ideia é diminuir o consumo de forma inteligente.

Utilizar ao máximo a luz do dia Isto pode implicar em mudança de hábitos, mas oque estamos falando aqui, é você abrir as cortinas e desligar a luz durante o dia. Talvez você precise planejar isto melhor, junto com um profissional, arquiteto ou decorador, para fazer um bom planejamento de iluminação tanto para o dia, como para a noite. Essa reorganização vai resultar em uma boa economia de energia elétrica, podendo ir até 20%, segundo especialistas.

Substituir o seu antigo arsenal de lâmpadas Hoje, existe no mercado, uma enorme variedade de lâmpadas que gastam muito menos energia que aquelas de 10 anos atrás. Vá susbtituindo suas lâmpadas por essas mais modernas. Tem modelo para todos os gostos. E se você contratou o profissional para redimensionar o seuconsumo com iluminação, peça a ele incluir peças que gastam pouco e duram muito mais.

E na empresa, o que pode ser feito? A ideia é a mesma. Utilização máxima da luz solar com a colocação de telhas de "vidro" estratégicamente colocadas que vão permitir uma boa iluminação ao ambiente, durante o dia. E a noite, para as empresas que possuem turnos prolongados, aconselha-se a substituição do sistema de luz convencional, por sistemas com maior eficiência energetica. A empresa pode deixar de consumir até 80% da energia que consome com os sistemas convencionais. É um investimento que compensa muito. Além de diminuir custos, são projetos altamente comprometidos com a sustentabilidade e o meio ambiente. Vai impactar muito positivamente no balanço social da empresa.

Outras medidas envolvem o consumo consciente. Sistemas de ar condicionados são mais eficientes e consomem menos energia elétrica, se ligados pela manhã e só desligados no final do expediente.

Isto tudo soma-se as medidas que aconselhamos para nossa casa. Oque vai economizar em nossa casa, também serve para o nosso trabalho.